Grupo 4, 12º D da Escola Secundária de Vizela
Quinta-feira, 25.02.10

     O que comemos tem influência directa na nossa vida e qualidade de vida.

     Já desde crianças, que a comida que ingerimos tem repercussões na saúde no futuro adulto. Os nossos hábitos alimentares de hoje são retrato dos hábitos alimentares do passado. as boas regras alimentares devem ser embutidas desde criança, ou seja, quanto mais cedo as pessoas forem habituadas a boas prática alimentares melhor será para a sua saúde e bem-estar do presente e do futuro. Mas nunca é tarde para emendarmos os nossos hábitos alimentares. Mais vale tarde do que nunca!

     O que é certo, é que quem se alimenta melhor, vive melhor, ou seja, ao manter uma dieta rica, equilibrada, completa e variada reduz o risco do aparecimento de doenças e até mesmo cancros. As doenças derivadas a erros alimentares só vão aparecendo com o avançar de idade. E são tantas as doenças que uma boa alimentação pode prevenir, tais como: colesterol, diabetes (nomeadamente diabetes tipo II), problemas cardíacos (por exemplo: enfartes no miocárdio, AVC), obesidade, etc.

     É certo que vivemos uma sociedade super ocupada com pouco tempo para cuidar de si e manter opções de um estilo de vida saudável, e que diariamente somos tentados pelos maravilhosos aspectos do chamado "fast-food", acabando por nos deixar levar por esse tipo de comida. Além disso, as pessoas tomam suplementos vitamínicos, em vez comerem os próprios alimentos ricos nessas vitaminas, para tapar a sua carência. A sociedade em que estamos inseridos leva-nos para a prática de maus hábitos alimentares. Mas temos de ser críticos em relação a isso, evitando, de certa forma, certos erros bastante prejudiciais à nossa saúde. 

     Ao termos uma alimentação saudável é como fazermos um seguro de vida para nós próprios, pois, assim, asseguramos ao nosso organismo vitalidade, boas defesas (um reforço no sistema imunitário), cabelo, unhas e pele saudáveis, energia necessária ao nosso organismo, um peso ideal que faz com que estejamos em boa forma e nos sintamos bem. 

 

publicado por Alimentação e Saúde às 18:47 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Esperança a 26 de Fevereiro de 2010 às 14:59
acho de elevada importância, a criação de espaços na internet acerca este tema que está sempre actual. Fazem muito bem querer alertar e ajudar a comunidade a mudar de hábitos, de preferência para melhor. Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho.
Alimentação e Saúde a 1 de Março de 2010 às 11:33
Muito obrigada pelo seu comentário... Ficamos contentes por ter gostado do nosso blog... é muito importante para nós saber que estámos a ser utéis para a comunidade... o nosso objectivo é mesmo esse... cada vez existem mais problemas que derivam de uma má alimentação... uma boa aliemntação é sinónimo de uma boa saúde... temos que saber ser criticos em relação ao tipo de alimentação que temos diariamente... mais uma vez muito obrigado pelo seu comentário.

P.S. Brevemente colocaremos mais posts... aguardámos por ,ais uma visita sua...

Ass. Grupo 4_12ºD
Gonçalves a 2 de Março de 2010 às 21:45
Acho um tema muito importante e muito actual, mas não deixa de ser pertinente para dissuadir as pessoas a não ter maus hábitos alimentares,. E mais ainda por ser elaborado por jovens que pela idade costumam até ter maus costumes de alimentação. Por isso os meus parabéns!
Alimentação e Saúde a 15 de Março de 2010 às 16:25
muito obrigada pelo seu comentário... é claro que hoje em dia muitos dos jovens não ligam muito àquilo que comem, mas na verdade nem todos são assim... existe sempre quem se preocupa com estes assuntos, então é aí que surgimos nós... ficámos contentes por saber que gosta do nosso trabalho....

em breve colocaremos mais posts.... ficámos a aguardar uma nova visita sua...

Grupo 4_12ºD
elisabete a 3 de Março de 2010 às 18:11
Penso que a expressão citada é uma forma de sintetizar que a saúde é totalmente dependente daquilo que comemos, pelo que acho que foi muito bem escolhida.

Gostaria ainda de referir que este blog é do interesse de todos, uma vez que fala do que é necessário ingerimos para ser/permanecer saudáveis, e sendo assim é uma mais valia adquirir estes conhecimentos que aqui são retratados, uma vez, que é a nossa saúde que está em jogo, pelo que este projecto está muito bem conseguido.
Alimentação e Saúde a 15 de Março de 2010 às 16:34
Muito obrigada pelo seu comentário.... Ficámos contentes por ver que o nosso blog está a ser bem aceite por todos... de facto a nossa saúde é o mais importante de todos os bens... nós necessitámos de cuidar dela... para isso é que estamos cá nós, a ajudar as pessoas a esclarecer todos as suas dúvidas em relação a este tema, que é sempre actual e de máxima importância para todos.... esperámos ter sido úteis...
mais uma vez obrigada...

em breve colocaremos mais posts... ficámos a aguardar nova visita sua...

Grupo 4_12ºD
andreia Santos a 6 de Março de 2010 às 22:01
ola. eu gostei bastante do vosso blog. parabens ! se estao a fazer um trabalho para a escola eu sei o que isso é e digo-vos que está excelente em relaçao a muitos que eu ja vi... ja agora ponho-vos uma pergunta que me causa muitas dúvidas . será que comer alimentos integrais tras benificios para a saude? é que dizem que comer em demasia faz mal à saude.. e os alimentos light sao bons para a saude??? gostava de saber pois uso muito todos esses alimentos. se souberem exclareçam-me. espero resposta. obrigada e mais uma vez parabens pelo vosso excelente trabalho!
Alimentação e Saúde a 15 de Março de 2010 às 17:24
desde já, agradecemos o seu comentário e o seu apoio em relação ao nosso trabalho... temos todo o gosto em esclarecer as dúvidas das pessoas em relação ao nosso tema...por isso tentaremos sempre responder da melhor forma possível às questões que possam surgir...
em relação às suas dúvidas, o que lhe temos a dizer é o seguinte...
numa alimentação, todos os alimentos fazem falta.. claro, está, que devemos sempre dar preferência a uns em relação aos outros, atendendo às proporções na roda dos alimentos....
os alimentos integrais e os alimentos light, não podemos estar a considerá-los como sendo alimentos "maus"... mas também não podemos considerá-los como sendo "bons" alimentos.. podem ser ingeridos, mas sempre com moderação, tal como qualquer outro alimento... não devem ser consumidos em demasia, nem devemos dar-lhes muitas importância/ preferência....
no entanto, o nosso conselho é que dê preferência aos alimentos que se encontram na roda dos alimentos, atendo às proporções, tal como já referimos, e que os ingira na forma o mais natural possível... evite os fritos e os assados, e dê preferência aos cozidos e aos grelhados... tente sempre manter uma alimentação com base numa dieta que seja rica, equilibrada, variada e completa... por isso devemos ingerir em pouco de cada alimento...
se seguir o nosso conselho, terá uma boa saúde, tanto no presente, como no futuro...
esperámos ter esclarecido as suas dúvidas... mais alguma coisa que surja, nós estaremos aqui para a esclarecer as suas dúvidas...

em breve colocaremos mais posts.... ficamos à espera de uma nova visita sua...

Grupo 4_12ºD
Helena a 7 de Março de 2010 às 11:21
acho que o blog está muito bom o tema escolhido, o pefil a inormação.
Parabns meso está muito bom.
Alimentação e Saúde a 15 de Março de 2010 às 16:30
obrigada pelo seu comentário.... esperámos ter sido úteis....
qualquer dúvida acerca deste tema, poderá sempre recorrer a nós...

em breve colocaremos mais posts... ficámos a aguardar uma nova visita sua...

Grupo 4_12ºD
joão Leite a 9 de Março de 2010 às 22:24
têm um excelente trabalho bem elaborado e é um tema interessante. Parabéns.
Alimentação e Saúde a 15 de Março de 2010 às 16:29
Obrigada pelo seu comentário... esperámos que tenhamos sido úteis....
Caso tenha alguma dúvida sobre este tema, poderá ser esclarecida aqui, no nosso blog, na medida do possível.... tentaremos sempre ajudar as pessoas....

em breve colocaremos mais posts... ficámos a aguardar uma nova visita sua...

Grupo 4_12ºD
Andreia a 15 de Março de 2010 às 21:48
ola ;D gostei mto do blog e acho mto importante q sejam criados espaços cm este sobre um tema q tem elevada importante para todos nos.

gostei msm mto do q vi e li aqi. PARABENS
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
O Porquê da existência deste Blog?
Pertencemos à Escola Secundária de Caldas de Vizela, e, no âmbito da disciplina de área de projecto, sendo um grupo de futuras enfermeiras preocupamo-nos com a Saúde de toda a comunidade. As pessoas praticam muitos erros alimentares, e a sua saúde anda muito delibitada e sentem um mal-estar constante, recorrendo, logo, ao uso de fármacos para tratar esse mal-estar. Pois o que vimos aqui fazer é alertar toda a comunidade que muitos dos mal-estares comuns do nosso dia-a-dia devem-se a erros de prática alimentar, e que com melhores hábitos alimentares, ingerindo alimentos mais saudáveis, podendo riscar esses mal-estares tão incomodativos com quem nos deparamos diariamente.
pesquisar neste blog
 
arquivos
2010
Posts mais comentados